domingo, 6 de outubro de 2013

Movendo o mundo: Prometheus

Já que estamos na onda dos filmes e os ensinamentos que eles passam para a vida, falarei sobre um filme que me fez questionar não sobre a vida prática, mas sim questionar algo além da vida, ou algo antes, algo que formou tudo que existe hoje. Certamente eu não tenho essas respostas, alguns acreditam em religiões, outros nas ciências sejam elas charlatanismo ou provadas através de cálculos matemáticos, você deve acreditar em algo mesmo o nada já é alguma coisa, ou não? vai saber...

Pois bem...o filme do qual estou falando se chama Prometheus do diretor Ridley Scottm, foi lançado em 15 de junho de 2012 e tem 2 horas e 3 minutos de duração. leiam a sinopse



 A cena inicial do filme mostra um alienígena num tempo que seria os primórdios da terra habitável, ingerindo uma substância desconhecida que faz com que  seu corpo fosse desfragmentado em pedaços de DNA os quais se reconstituem e esse material genético daria origem a vida na terra.

Bem, o que mais me chamou atenção nesse filme foram as perguntas que ele me deixou na cachola. Um pensamento bem forte que me veio foi; e por que não? quer dizer...essa possibilidade está completamente descartada?. Bem, até o presente momento nossos avanços nas ciências e até mesmo teologias mostraram-se muito contraditórios no que diz respeito a origem da vida. Afinal, qual é a religião verdadeira, qual a teoria correta? se eu acredito em Tupã por exemplo, eu serei castigado pelos outros milhões de deuses nos quais eu não acredito? se eu acreditar veementemente numa teoria posso correr o risco de me decepcionar profundamente. Como saber se eu estou no caminho certo? a questão é essa, nós nunca saberemos, ou não tão cedo.

Uma história como a do filme Prometheus, me fez pensa nessa gigantesca lacuna que está entre a verdade absoluta e o que nos sabemos até agora. Tudo pode ser encaixado nesse espaço, até mesmo uma história mirabolante como a desse filme, pode sim ser tida como uma possível verdade dentro do universo gigantesco de possíveis verdades absolutas. 

Eu acredito em alguma coisa, e essa coisa é a ciência como base da busca pela verdade, muito do nosso mundo já foi explicado e lacuna da qual falei continua aberta, esperando para que um dia possamos achar as milhares de minúsculas peças, nesse minucioso jogo de quebra-cabeças.

 "O que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas", enquanto houver questões sem respostas teremos um caminho a seguir, então...que venham a perguntas!

O Universo não é apenas mais estranho do que imaginamos, ele é mais estranho do que nós podemos imaginar – J.B.S. Haldane

Então é isso! eu recomendo o filme, já avisando que presenciei reações variadas de decepção, entusiasmo, admiração e até mesmo raiva.



Bom filme!

Um comentário:

  1. Você sabe qual foi minha reação kkkkk, mas vou assistir novamente. Vou ver se minha opinião muda.

    ResponderExcluir

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.