sábado, 19 de outubro de 2013

Vale Cultura de um tomate a um Playstation 4. Parte I

Não sei se é de conhecimento de todos, mas o governo de nosso Brasil Varonil anunciou a criação do cartão Vale Cultura, este pequeno pedaço de plástico irá beneficiar os trabalhadores de carteira assinada com uma bagatela de 50 reais todos os meses, e sua finalidade? Como o nome já diz, sua intenção é garantir acesso a cultura, como compra de livros,cds,Dvds,revistas, jornais, acesso a cinema, teatro, shows, circo, uma infinidade de coisas que você pode se informar melhor clicando aqui.

Nosso país é muito conhecido por suas altas taxas de impostos, o que acaba gerando um alto custo de vida, foi criado até um termo chamado "preço Brasil", eu nunca viajei para exterior, para falar a verdade mal sai de meu estado, mas não precisa de muita inteligência para saber o quanto é abusivo os preços daqui. O que vou falar agora não é um bom exemplo para o que quero argumentar, mas vale a pena mencionar, foi a polêmica dos tomates, na tal de internet se comentou bastante sobre isso.

Apesar de ter se desenvolvido bastante o Brasil, ainda é um país bastante agrícola, achei até mesmo irônico o preço do tomate ter atingido preços exorbitantes, claro que o valor nesse caso pode sofrer muita influência a fatores ocorridos nas plantações de tomate, como explanei ainda não é um exemplo perfeito.

Uma cesta básica como o nome já diz ela garante o mínimo para uma vida decente, tanto de no sentido figurado como nutricional, além de conter tomates ela tem os seguintes itens: Leite, Café, Arroz, Feijão, Farinha,Batata,Tomate,Pão Francês,açúcar, óleo, frutas e manteiga. Seu preço varia entre todo nosso território, de 336 reais a a 274 reais.

Um salário mínimo é de 678 reais. Se calcularmos bem, não deve sobrar muito para se gastar(Boa parte vai embora com cesta básica e impostos), no meu caso eu acharia ótimo, em um estágio eu ganhava em média 250 reais e conseguia me virar. O problema jovens libélulas, é justamente esse ponto ,o eu, primeira pessoa do singular, e quando passamos para a primeira pessoa do plural, Nós, fica bem mais complicado. Esse meu dinheiro de estagio, eu gastava unicamente para minha pessoa, não pagava conta de luz,água, IPVA, Telefone, Gasolina, prestação do carro e como mencionei não pagava o mero tomate, que todo dia estava na minha mesa durante o almoço, que todo mês é comprado com seus companheiros que juntos formam a cesta básica.

Vamos fazer uma pequena equação de uma lado temos, um lugar ainda em desenvolvimento, com grandes problemas de desigualdade econômica e social, somado com um PÉSSIMO programa de planejamento familiar , no outro lado vamos analisar fazer uma análise antropológica bastante básica, o que nos diferencia dos outros animais na minha visão é que somos seres culturais e cientes. Cientes porque muito do que fazemos e produzimos se sobressai sobre os instintos, somos cientes do que, do porque e de onde, isso se aplica a tudo que fazemos.Agora irei me focar na cultura(tema principal) que tem a seguinte definição:"todo este complexo que compreende conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.”.  Pessoas normais quando ganham cultura,se enriquecem mentalmente, e como é da natureza do ser humano sempre buscamos mais. 
                  (Quem quiser entender melhor um pouco sobre planejamento familiar.)

Resultado: Temos um serviço de sobrevivência básico prestado a todas as camadas da populações que ainda é muito precário e irregular, por seguinte, outros itens tão importantes quanto, acabam ficando de lado como a cultura, afinal nem só de comer e dormir vive o ser humano, precisamos alimentar nossa mente e criatividade, somos seres curiosos e insatisfeitos por natureza, sempre queremos mais conhecimento. 
E onde fica esse lugar para que eu possa passar longe? E o Playstation 4 porra, que diabos tem haver com isso tudo? Calma jovens, aqui é a primeira parte, aqui só estamos entendendo a raiz do problema, e respondendo a pergunta o lugar esse aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.