terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vitrine jornada do herói: Batman Begins



"Herói é uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica."


Eu tenho um certo fascínio por heróis, ao contrario do que muitos pensam eles podem ser personagens de grande profundidade, não se limitando aquele esteriótipo do cara que para o trem, levanta carros e impede desastres, salva donzelas em perigo e outras coisitas a mais. Muito se tem feito sobre heróis alguns filmes fodas e outros nem tanto. Mas em que são baseados esses seres extraordinários? Podemos dizer que seus poderes são reflexos da nossa psique humana para extravasar nossas limitações um bom exemplo é a vontade voar, quem nunca sonhou que estava voando que atire a primeira pedra. Mas prefiro ir além, os heróis não são meros reflexos de nossos desejos, e sim reflexos de nós mesmos, todos nós somos heróis. Apesar de não termos super força, enfrentamos nossos vilões que podem não ser monstros gigantes ou psicopatas como o coringa, combatemos nossos vilões externos e internos todos os dias. Uma conta atrasada para pagar, arranjar idéias para um TCC, conquistar o amor de alguém. Todas essas "lutas" que enfrentamos formam a nossa jornada a jornada do herói.  


                               (Primeira tijolada da vida que nosso trágico herói pegou)

Muito de nós já enfrentamos situações tão grave como a de Bruce Wayne como perder os pais e outras nem tão graves como apenas ter se dado mal em uma prova. No filme esse trágico acidente influência toda a vida de nosso herói para então se tornar o cavaleiro das trevas(vulgo Batman). 

É sempre difícil lidar com situações que não temos algum sucesso, ou quando perdemos algo, é preciso um tempo para reflexão e nem sempre tomamos as decisões certas. Em Batman Begins temos um grande avanço de tempo após o trágico acidente, vemos um Bruce Wayne adulto ainda influenciado por seu trauma de infância, chegando a tal ponto que ele pensa em vingar a morte de seus pais  na mesma moeda. Uma das qualidades desse filme é que ele consegue mostrar e passar o peso do espanto de Bruce ao perceber o erro que ele iria cometer, que no caso era tirar a vida de uma pessoa. A partir daí vemos ele em sua jornada pelo mundo buscando o treinamento para então se tornar o herói. Eu já me deparei com algumas situações ruins, claro que não virei nenhum vigilante da noite encapuzado, mas destas situações você pode tirar vários estímulos, coisas simples, como aprender a tocar violão. Como eu poderia imaginar que por ter passado por uma situação ruim isso iria me influenciar no meu aprendizado de violão, quem poderia imaginar que por causa da morte dos pais de um garotinho ele se tornaria um dos maiores símbolos de esperança de uma cidade.

(Essa cena é interessante porque mostra em um flashback Bruce ainda fragilizado e em seguida em seu treinamento demonstrando seu amadurecimento como pessoa)

Claro que nem sempre vou aprender um instrumento novo e fazer uma banda. Como foi dito precisamos de tempo, tomar decisões certas requer tempo e algumas escolhas erradas. O mais valioso de nossa jornada são os aprendizados. Uma frase bem simples e tocante é dita no filme logo após o pai de Bruce resgata-lo da caverna. 
                                                      (Porque Caímos?)

A resposta é bem simples, quando começamos a andar de bicicleta, um dos requisitos básicos é a queda. Uma reação natural de qualquer  ser vivo é tentar o máximo evitar cair novamente, claro que nem sempre vamos conseguir evita-la, mas a cada ação de cair e andar novamente, consequentemente irá vim a o aprendizado. Então "porque caímos Bruce?" (Preciso nem responder rsrs). 
 Batman Begins mostra o começo da jornada de um herói, uma jornada que pode se assemelhar em vários aspectos com a nossa.Como está na descrito na definição de herói "para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica.". Não tenha medo errar, tente, faça de novo. 


Quanto ao filme depois de tudo que escrevi ainda preciso dizer que recomendo ? Vá lá, assista, inspire-se and....... RISE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.